Gestores da UnirG  discutem desenvolvimento sustentável com Físico que atua na Áustria

26 de Julho de 2022

Na tarde de hoje, 26, os gestores da Universidade de Gurupi – UnirG, reuniram-se com Doutor em Física de Semicondutores, Drº Jonathan Silvano, para discutir a ampliação de projetos sobre desenvolvimento sustentável. O encontro ocorreu na reitoria do centro administrativo do campus Jacinto Nunes, campus I.

O objetivo da reunião abordou a possibilidade para o uso da tecnologia e inovação de forma sustentável na Universidade. Na ocasião foram falou-se ainda sobre a Internacionalização, desenvolvimento regional, o fortalecimento da pesquisa científica e parcerias com profissionais no exterior. A ideia também é firmar convênios com Instituições de outros países.

Participaram da reunião o vice-reitor da UnirG, Me. Jeann Bruno Ferreira, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, a pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, e o coordenador de Engenharia Civil, professor Fabiano Fagundes.

O Drº Jonathan Silvano, é goaniense, morou por 20 anos em Gurupi e formou-se pela Universidade de Brasília – UnB.  Ele é autor de seis patentes na área de tecnologia e também desenvolve projetos para empresas de automobilismo na Áustria, onde reside.

“Tenho orgulho de ser de Gurupi. Quando visito a cidade sempre procuro observar as potencialidades, o que pode ser melhorado, principalmente, na vida das pessoas. A reunião foi muito proveitosa, aprendi muito e espero também agregar com minha experiência internacional, cooperando e ajudando no desenvolvimento da cidade e da Universidade”, falou.

O físico disse ainda que as pessoas de Gurupi são grandes potenciais a serem explorados. “Se ajudarmos elas a desenvolverem, buscando educação e mais conhecimento, elas vão melhorar suas próprias vidas e de suas famílias. Assim, consequentemente, estarão também desenvolvendo a cidade e irradiando para todo o Estado”, concluiu Silvano.

O vice-reitor agradeceu a visita e falou sobre a importância da troca de experiências. “Em se tratando de um profissional nativo de nossa cidade, atuando no exterior, é motivo de orgulho para nós. Ele se capacitou no Brasil e pode nos ajudar a produzir desenvolvimento sustentável, uma das metas do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Esse foi um passo inicial para nossa Internacionalização, ampliando parcerias não apenas com universidades, mas também com profissionais que atuam no exterior”, finalizou Jeann Bruno.

Ao final, o vice-reitor convidou Jonathan Silvano, para participar da 8ª Sicteg como palestrante ministrando on-line sobre sua experiência com tecnologia e inovação, para toda comunidade acadêmica. O evento será realizado em outubro.

Redação: Giselli Raffi